ATIVIDADE DIDÁTICA DE PALEONTOLOGIA

A EMEF Prof.Célio Corradi - Marília-SP com as  professoras Denise Capellini e Eliana Teixeira, e suas turmas de 5o do Ensino Fundamental.,  realizaram um trabalho de experiência  de como simular a fossilização de uma folha.

Os passos para atividade:

1 . As professoras das turmas providenciaram argila, (encontra-se no comércio para venda) e potinhos de margarina vazios, limpos com tampa, trazidos pelos alunos;

2 . Os alunos apanharam folhas das árvores (goiabeiras) do pomar da escola;


 

 
 
 
3 . Então os alunos pressionaram as folhinhas numa camada fina de argila dentro do pote e após cobriram com outra camada fina de argila.
 


 
4 . As professoras prosseguiram com a experiência pedindo aos alunos que levassem ao sol para secar todos os potinhos durante aproximadamente um mês. A princípio ficaram tampados para endurecimento da argila, depois foram retirados os moldes e ficaram secando sobre as tampinhas.
 
5 . Ao fim desse período pudemos observar a inicialização da fossilização do vegetal.
 


 
Conclusão: os alunos puderam observar como um fóssil se forma, no caso uma frágil folha, mas que depositada em local onde há lama (argilosa ou arenosa) a mesma deixa sua marca como se fosse um carimbo. Isto ocorre na natureza. A fossilização se dá dessa forma, o vestígio seja de ossos, folhas, dentes, etc. será coberto pelo mesmo material do local e passará pelo processo de enduressimento e solidificação que deverá levar milhoes de anos.  
Para os alunos foi uma experiência gratificante de poder entender na prática um pouquinho sobre fossilização.
 
Deixamos aqui a dica para educadores, e admiradores da Paleontologia.
 
O Museu agradece à direção da escola na pessoa da Rosani Puia e às professoras  que nos proporcionaram essa matéria educativa.
 
 
 
Professora Denise Capellini e professora Eliana Teixeira.