Globo News faz documentário sobre os dinossauros em Marília


Uma equipe de reportagem da Globo News São Paulo, esteve no último fim de semana na cidade, a fim de cobrir as últimas descobertas paleontológicas feitas na região pelo paleontólogo William Nava.
O que motivou a vinda da equipe à cidade foi a matéria publicada em outubro do ano passado pela Folha de S. Paulo – Caderno Ciência, abordando a descoberta de fósseis atribuídos a   um dinossauro, a 20 km de Marília.
Foram visitados o Museu de Paleontologia e o sítio paleontológico onde Nava está escavando parte da ossada do saurópode Titanossauro.
Nava apresentou à repórter Rosana  os últimos achados referentes ao dinossauro, como três vértebras caudais, e outros fragmentos ósseos. Além dos fósseis expostos, chamou a atenção também as réplicas (reconstituições em vida) do Mariliasuchus e do Adamantinasuchus). Ela enfatizou a importância da pesquisa aqui realizada, bem como do apoio dado pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e  Prefeitura.
Depois a reportagem e  o paleontólogo Nava, seguiram  até o sítio paleontológico que fica à norte da cidade, onde foram feitas diversas imagens e entrevistas, oportunidade em que  Nava destacou a relevância de mais uma descoberta em nossa região, particularmente esta, pelo fato de os fósseis estarem articulados, situação raro de ocorrer em nosso país.
Nava destacou que futuramente, quando todo o material fóssil for removido do barranco e trazido para o museu, a cidade poderá tirar proveito, com maior divulgação científica e turística, atraindo ainda mais visitantes ao museu, que já vem sendo bastante procurado por conta dos achados ora em exposição. Ao mesmo tempo, surge uma preocupação, ou seja, a falta de um espaço maior para acomodar este material, o que implica dizer da necessidade de o museu de paleontologia dispor de área maior.
De acordo com Nava, é de extrema importância a participação de Marília num documentário como esse da Globo News, pois sem dúvida vai fortalecer ainda mais o nome da região como área potencialmente rica em fósseis, além das conseqüências no âmbito turístico que a matéria pode trazer.